domingo, 5 de agosto de 2012

Ruivo Cenoura


Olá pessoal,

Resolvi fazer um post sobre a minha mudança capilar mais recente.

Eu andava um pouco sem tempo para ficar retocando o platinado/branco que precisa ser feito a cada quinze dias (se você é como eu e odeia quando a raiz começa a aparecer).

E com mestrado e outras obrigações gastar três a quatro horas a cada 15 dias estava sendo um tanto quanto desgastante.

Eu não enjoei da cor, e ainda pretendo voltar para ela em um futuro não muito distante.



Mas o ruivo cenoura além de ser mais fácil de manter (do que o platinado, mas ainda dá uma boa manutenção) é mais barato.

Na luz artificial
Na luz natural

E como foi que eu fiz isso sem manchar o cabelo e sem desbotar nas partes que estavam totalmente descoloridas?!

É simples, são dois procedimentos: pré-pigmentação e cauterização.

1º passo:

Funciona assim o cabelo descolorido platinado é delicado por que passa por um processo intenso de abertura das cutículas para o pigmento natural poder ser destruído adequadamente.

A tinta vermelha tem moléculas muito grandes que não se fixam facilmente aos fios que já foram descoloridos, então você acaba tendo aquele efeito "cabelo cor de agua de salsicha".

Para a tinta vermelha poder se fixar é preciso que você faça uma pré-pigmentação com algum tom que fixe mais fácil que o vermelho. No meu caso o dourado.

Sim dourado 0.3 o pesadelo de qualquer platinada!

Eu comprei uma tinta 9.3 da altamoda que na promoção estava saindo duas bisnagas de 60g por R$9,50. Irresistível!

Fiz a aplicação normal como manda a embalagem com Ox de 10 volumes, por que meu cabelo não precisava de grandes esforços para abrir a cutícula, e a tinta de numeração 9 tem amônia na composição o que agiliza a coloração sem precisar de oxidante forte.


Passei essa tinta no cabelo, como ela é enriquecida com queratina ajuda a reestruturar durante o tingimento, mas essa tinta não tem um poder hidratante como outras mais caras, então ela resseca um pouco o cabelo.

Fiz uma segunda aplicação da mesma tinta na proporção de 1/2 tubo de tinta 9.3 e 1/3 de mix especial da Wella da linha Color Perfect 0/43.  Esse mix é laranja pois tem a mistura do acobreado com o dourado.

E na proporção usada para o mix coloquei a Oxidante de 10 volumes da Yamá profissional, amei essa Ox, recomendo muito!!!

Está escrito Koleston por que é a versão gringa,
é a mesma caixinha escrita color perfect
Como já joguei minha caixa fora peguei essa na Internet

Muito boa! Comprei por que era baratinha.
Me surpreendi!

Quem quer ser ruiva cenoura tem que fugir do vermelho 0.6 e tem que se jogar nos acobreados que são 0.4 preferencialmente misturados ao dourado 0.3.

Mas se você está saindo do descolorido para o vermelho cereja e passou pela situação "água de salsicha" não se desespere use de preferência tintas fantasia tipo o tonalizante da Keraton. Esse tonalizante é o meu preferido.

Inclusive logo no começo do processo usei esse tonalizante para fazer a cauterização a cada 15 dias.

2º Passo:

A cauterização é um passo importante por que ajuda a selar a cutícula do cabelo, reestrutura a fibra capilar e ajudar a evitar de ter que passar tinta nas partes do cabelo que estiverem muito fragilizadas.
.
Mas é preciso ter cautela com o excesso de queratina no cabelo, pois pode causar quebras especialmente nas pontas e para quem tem progressiva a cautela deve ser ainda maior por que a progressiva insere muita queratina no cabelo.

Como eu faço a cauterização com o Keraton.

Essa é a tonalidade que usei.

Eu misturo cerca de 10% de Keraton na cor Canela, 10% de vinagre, 10% de bepantol líquido e 70% de Máscara hidratante da Tresemmé. Pois ela tem queratina na formulação (todas as da Tresemmé têm).

Vinagre
O vinagre serve para auxiliar no fechamento das cutículas dos fios, devido ao seu pH ácido.

Mascaras Tresemmé

Bepantol

Lavo os cabelos enxaguo sem passar condicionador, seco na toalha cerca de 60% da água e aplico a mistura no cabelo todo.

Deixo agir por 20 minutos e enxaguo.

Seco com secador, passo um jato de ar frio e por fim passo a chapinha rapidamente que também ajuda a selar as cutículas.

Depois de uma semana eu observei como a cor estava nas partes mais fragilizadas e achei que tinha desbotado muito, mas não fiz a cauterização novamente apenas misturei 20% de queraton com 80% da Máscara hidratante de tutano da Liss Care (que saiu de linha), aliás é uma máscara excelente. e apliquei em mechas alternadas sem encostar na raiz.

Foi isso que eu fiz, agora só faço a manutenção a cada mês ou a cada 20 dias aplicando a mistura de 1/2 tubo de tinta 9.3 com 1/4 de Mix 0/43 da color perfect. Aplico somente na raiz e quando falta 5 minutos para retirar passo um pente para deixar a cor uniforme.

E quando acho que o cabelo está precisando de uma reconstrução refaço a cauterização, atualmente só faço a cada 30 ou 40 dias.

O ruivo cenoura desbota muito rápido

Ando com bastante vontade de testar a tinta e o mix da Paul Mitchel, dizem que é super hidratante e não agride nadinha o cabelo, se eu fizer esse teste mostro para vocês aqui.

E vocês o que acharam?!

Vocês preferem o platinado ou o ruivo cenoura?!

Fiquem a vontade para comentar e perguntar.

Bjocas

9 comentários:

  1. Ah, eu ia perguntar se vc tinha esquecido do Joaninhas, ou se ia voltar quando as coisas acalmassem.
    Fico feliz em saber que não esqueceu dele. =)
    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então menina, tá difícil postar aqui viu!

      Mas vou retomar =] Bejocas

      Excluir
  2. Ficou lindo...apesar que estou com esse ruivo..mas quero é ficar loira...será que consigo.
    Passa lá no meu blog...beijinhos
    http://falaespelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim Mi! Descoloração já!!! Só aconselho a ir devagar. Não sou a favor de decapagem, pois destrói o cabelo (não acredite se disserem o contrário, a não ser que seja o ultra power blaster cabelo de ferro que fica belo, reluzente e inteiro sem ter um pingo de melanina no fio...vai por mim!)
      Vá de luzes na touca para "quebrar" o laranja e espere pelo menos um mês pra ir de mechas no alumínio e depois é só escolher o seu tom ideal :)
      Sei que o processo é demorado (ainda mais se quiser platinar...ai vai mais algumas sessões de descoloração) mas pelo menos não será tão agressivo a ponto de comprometer a saúde e a beleza dos seus fios. E não se esqueça da regra principal: HIDRATE...mas HIDRATE MESMO! Ou ao invés de "loiros-reluzentes" vc ganhará "palha-por que-fiz-isso?"
      Boa sorte

      Excluir
  3. Ficou beeem melhor ruivo, combinou muito mais com seu tom de pele e seu estilo. Também sou ruiva e sei como é difícil kkk Olha, atualmente estou apenas retocando a raiz com Affair 8.4 e tonalizando a cada quinzena com um tiquiiiito da tintura 7.44 (acobreado INTENSO) da biocolor com Ox 20. fica um cobre super super, quase pequena sereia que eu adoooooooro... Mas é isso aí, desbota facilmente, mas fazer o que? é tudo de bom ser ruiva (acobreada claro kkk)

    ResponderExcluir
  4. vc ficou com uma aparência bem mais nova com o cabelo ruivo! Eu gosto de platinado, mas infelizmente ele realmente envelhece...

    ResponderExcluir
  5. Amei seu tom de ruivo...Meu cabelo está loiro dourado,oq será que acontece se eu passar o canela... :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai escurecer! Canela é o nome fantasia da cor Castanho (atenção: eu disse CASTANHO) Acobreado.
      Vc quer um ruivo natural, tipo laranjinha mesmo? Use o Cobre da keraton com um pouco de creme hidratante branco.
      Recomendo tbm o C. Kamura Conhaque ou o Casting Gloss 834 (esse ultimo vem com uma "emulsão reveladora" que nada mais é do que uma oxigenada mais fraca, ali na casa dos 9 ou 10 vols.)
      Só use canela se sua intenção for realmente deixar o cabelo claro para trás, o que não recomendo se quiser um ruivo a la Marina Ruy Barbosa (sonho de todas as ruivas naturalmente compradas ;D)
      Boa sorte

      Excluir
  6. Seu cabelo ta lindo demais! Mas será que você pode me ajudar? Meu cabelo tava castanho médio, depois de uma descoloração que fiz em casa mesmo, mas dai cansei da cor e quis ser ruiva! Então comprei a tinta 7744 da Koleston, no primeiro dia ficou vermelho sangue, agora na segunda lavagem desbotou e ta encaminhando pra cor que queria inicialmente, mas acontece que eu gostei do vermelhão! Existe alguma tinta que eu possa usar que deixe beeeem vermelho, e que não desbote tão rápido?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar!

Vou responder o mais rápido possível!

Obrigada pela visita!